Point of Care Test (POCT)

O uso generalizado dos equipamentos de diagnóstico POCT, alia a flexibilidade com a proximidade do utilizador/beneficiário (pacientes particulares, Farmácias Comunitárias, Consultórios Médicos, Clínicas/Centros Hospitalares, Unidades de Diálise, entre outros).

Este tipo de equipamentos, como qualquer equipamento de diagnóstico, necessita de um programa especifico de Controlo de Qualidade e de profissionais especialistas de laboratório que se responsabilizem pela validação biopatológica dos resultados obtidos. 

Embora muitos POCTs estão equipados com sistemas de controlo interno automatizados tornando mais fácil o processo de garantia do seu correto funcionamento, nenhum equipamento POC, inclui a informação da sua capacidade de deteção de alterações fisiopatológicas relevantes no processo de monitorização personalizada do paciente, nem se encontra incluído num programa de avaliação externa ativa da sua estabilidade analítica ou de avaliação do impacto dos doseamentos nos pacientes com profissionais especialistas de laboratório que efetuem a validação biopatológica dos doseamentos.

Os profissionais da LabConsul-T® são especialistas de laboratório que possuem competência especificamente desenvolvida com base na elevada experiencia patenteada da LabConsul-T® neste conjunto de metodologias que permite implementar um sistema de validação biopatológica automatizado sob a sua responsabilidade, para que os doseamentos do seu POCT possam ser usados de forma segura e segundo os requisitos legais nacionais.

A LabConsul-T® determina o "ruído analítico" inerente ao equipamento, bem como o "ruído biológico" proveniente do tipo de amostra biológica utilizada e define a capacidade de deteção de alterações fisiopatologicas relevantes, para cada doseamento efetuado no seu POCT. Elaboramos os relatórios necessários de certificação do uso e utilidade clinica dos POCTs para que se encontrem conforme as exigências qualitativas inerentes ao uso de equipamentos de diagnostico clínico.

Se desejar pode solicitar uma reunião online por vídeo-conferência, sem compromisso,
para obter os esclarecimentos iniciais ou de todo o processo.

A reunião online tem incluida a seguinte oferta-cortesia de consulta sem compromisso: 

Cálculo da capacidade de deteção de alterações fisiopatológicas relevantes para a glicose doseada no seu Glicómetro (caso não possua um glicómetro, será feita uma demonstração/simulação) . No final da reunião é enviado por email o relatório LabConsul-T® respetivo (com o cálculo da deteção de alterações fisiopatologicas relevantes afeto ao Glicómetro em uso, referenciado ao numero de série do mesmo).


O SERVIÇO INCLUI:

a- Implementação do Programa de Controlo Interno que garanta, para 100% dos doseamentos, nunca ultrapassar a incerteza máxima de medição definida conforme a capacidade técnica instalada (inclui a formação e o fornecimento de ferramentas e metodologias avançadas de deteção e correção de erros técnicos, caso possua profissionais de laboratório nos quadros do seu serviço/consultório).

b- O cálculo da capacidade de deteção de alterações biopatológicas relevantes, para cada Magnitude Biológica envolvida.

c- Caso possua suporte informático compativel, está incluído o serviço de Implementação do Processo automático de Reporte da Monitorização Personalizada Laboratorial de deteção de alterações fisiopatologicas relevantes de cada paciente, e/ou como ferramenta interna de deteção de erros através dos dados dos pacientes, para cada Magnitude Biológica envolvida.

d - Auditoria mensal documental de seguimento.

e - Auditoria presencial e documental a cada 6 meses.

f - Todas as auditorias incluem Relatórios LabConsul-T® respetivos para o processo de Garantia da Qualidade e rastreabilidade da capacidade de deteção de alterações fisiopatológicas relevantes.

g - É dada formação especifica aos utilizadores do POC, responsáveis pelo procedimento de execução e de registo do Controlo Interno da Qualidade do POC.


- É altamente aconselhável a participação em Programas de Controlos de Qualidade Externa, no caso de POC em uso sistematizado e institucional de vários pacientes. O serviço inclui a implementação e avaliação dos relatórios do Programa de Controlo Externo da Qualidade, e respetiva formação dos utilizadores responsáveis pela execução do mesmo e envio dos relatórios mensais do Fornecedor do programa de Controlo Externo da Qualidade à LabConsul-T®, para avaliação.


Preço: sob consulta conforme o numero e tipo de POCTs (solicite a lista de protocolos promocionais para conhecer os descontos que podem ir até 50%)

- Acresce 50€ se pretende uma reunião presencial de arranque do processo.

- A LabConsul-T pretende contribuir para a maior divulgação destas metodologias e o desenvolvimento do laboratorio clínico em Portugal. Por isso temos uma política de preços promocionais através de protocolos que estamos a celebrar com associações profissionais e sociedades cientificas. Peça-nos uma lista de protocolos promocionais através do mail LabConsul-T@outlook.pt