HARMONIZAÇÃO DA RESPOSTA LABORATORIAL

A coordenação de esforços e introdução de procedimentos internos em cada laboratório, ou Grupo Laboratorial, para promover a resposta laboratorial clinicamente idêntica dos vários equipamentos que doseiam a mesma magnitude biológica, não só é uma responsabilidade como uma vantagem competitiva que é determinante no sucesso do processo de monitorização personalizada dos seus pacientes.

O Protocolo  Integrado de Harmonização IHP, encontra-se validado desde 2013 pelo International Consortium for Harmonization of Clinical Laboratory Results, cujo método de Harmonização Passiva adaptado a equipamentos similares do mesmo produtor, foi desenvolvido e implementado no Laboratório de Bioquímica do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar de Leiria em 2011, pelo Consultor Sénior da LabConsul-T® Jorge Pinheiro, enquanto Especialista de Laboratório daquela Instituição, sendo o mais antigo Programa de Harmonização da Resposta Laboratorial ativo em Portugal. 

A vantagem do método passivo em relação ao método ativo de harmonização laboratorial, reside no facto de o método passivo de harmonização ser implementado de forma integrada no Programa de Controlo Interno da Qualidade, usando o mesmo material de controlo interno utilizado na avaliação da estabilidade dos métodos de doseamentos. Os procedimentos de manutenção do Programa de Harmonização encontram-se integrados e fazem parte do Programa de Controlo Interno da Qualidade do Laboratório.

O serviço de harmonização da resposta laboratorial da LabConsul-T®, é efetuado ao conjunto de magnitudes biológicas doseadas nos equipamentos a harmonizar nas áreas da bioquímica, hematologia ou imunologia quantitativa. Inclui o serviço de adaptar os Programas de Controlo Interno da Qualidade às magnitudes biológicas que se encontrem enquadradas/referenciadas em NOCs ou conjuntos de NOCs, que definam cut-offs de referenciação ou monitorização clínica.

Se desejar pode solicitar uma reunião online por vídeo-conferência, sem compromisso, para obter os esclarecimentos iniciais ou de todo o processo.

A reunião online tem incluida a seguinte oferta-cortesia de consulta sem compromisso: implementação do Programa de Controlo Interno para a glicose de vários equipamentos, caso o laboratório possua o referido método de doseamento em mais do que um equipamento e da mesma casa comercial. No final da reunião é enviado por email o relatório LabConsul-T® respetivo e é efetuada uma pequena formação necessária para manter o Programa de Controlo Interno que garanta a harmonização da resposta laboratorial da glicose de todos os equipamentos do laboratorio.

O serviço inclui:

a- Implementação do Programa de Controlo de Qualidade Interno que garanta a harmonização da resposta laboratorial entre os diferentes laboratórios e equipamentos. Está incluido o serviço de adaptar os Programas de Controlo Interno da Qualidade às magnitudes biológicas que se encontrem enquadradas/referenciadas em NOCs ou conjuntos de NOCs, que definam cut-offs de referenciação ou monitorização clínica.

b- O cálculo da capacidade de deteção de alterações biopatológicas relevantes, harmonizada para as magnitudes biológicas doseadas nos diferentes laboratórios / equipamentos.

c- Caso possua suporte informático compativel, está incluído o serviço de Implementação do Processo automático de Reporte da Monitorização Personalizada Laboratorial dos seus Pacientes, com o respetivo impacto clínico, e/ou como ferramenta interna de deteção de erros através dos dados dos pacientes, para cada Magnitude Biológica envolvida na harmonização.

d - Auditoria documental de seguimento ao fim de 1 mês

e - Auditoria final presencial e documental ao fim de 3 meses.

f - Consultoria de resolução avançada de problemas técnicos, de forma a garantir a Incerteza Máxima de medição permitida no Programa de Controlo Interno da Qualidade, até à Auditoria final. Inclui elaborar os Relatórios LabConsul-T® respetivos Internos para o processo de garantia da qualidade e rastreabilidade da capacidade de deteção de alterações fisiopatológicas relevantes (ajuste de média-alvo ou de fatores de curva de reação, com recurso a Peers, dispersão das magnitudes biológicas e dados técnicos internos).

g- formação especifica ao profissional responsável pela garantia do processo, nomeado pelo Diretor Técnico.

Material fornecido durante a formação e implementação da Harmonização da resposta Laboratorial:


a- Folhas de Cálculo e respetivos Manuais, da Capacidade de deteção de alterações
fisiopatológicas (inclui cálculo do Indice de Variabilidade Biologica e folha de calculo comparativo da deteção de alterações fisiopatológicas relevantes)

b- Folha de Cálculo com gráficos de Dispersão das Magnitudes Biológicas, para monitorização da estabilidade do método analítico, usando os dados obtidos dos doseamentos dos pacientes.

c- Relatórios Modelo/Templates para o processo de garantia da qualidade e rastreabilidade da capacidade de deteção de alterações fisiopatológicas relevantes (ajuste de média-alvo ou de fatores de curva de reação, com recurso
a Peers, dispersão das magnitudes biológicas e dados técnicos internos).

SERVIÇOS:

O preço pelo serviço de harmonização de cada conjunto de equipamentos (até 4 multianalisadores) é independente do total de magnitudes biológicas a harmonizar e inclui também uma reunião online de arranque do processo:

Para 2 a 4 multianalisadores da mesma área laboratorial (bioquímica, hematologia ou imunologia quantitativa) - Preço sob Consulta (solicite a lista de protocolos promocionais para saber se tem direito a descontos que podem ir até 50%)

- Para dois pares diferentes de multianalisadores de áreas laboratoriais diferentes (2 analisadores de bioquímica e 2 analisadores de hematologia ou 2 analisadores de imunologia quantitativa e 2 analisadores de hematologia) - Preço sob Consulta (solicite a lista de protocolos promocionais para saber se tem direito a descontos que podem ir até 50%)

- Acresce 50€ se pretende uma reunião presencial de arranque do processo.

- A LabConsul-T pretende contribuir para a maior divulgação destas metodologias e o desenvolvimento do laboratorio clínico em Portugal. Por isso temos uma política de preços promocionais através de protocolos que estamos a celebrar com associações profissionais e sociedades cientificas. Peça-nos uma lista de protocolos promocionais através do mail LabConsul-T@outlook.pt